Tessalónica

Índice

Durante a nossa viagem à Grécia, o Nico não resistiu a visitar Salónica – a cidade mais popular para os amantes da comida e da fotografia de rua. Mas Salónica foi uma experiência ainda mais vasta do que pensávamos no início, e ficámos satisfeitos com as nossas decisões sobre a forma de viajar até lá.

Aqui, gostaríamos de partilhar algumas dicas práticas que aprendemos durante a nossa viagem: como chegar a Salónica, partes da cidade que são convenientes para uma estadia, como se deslocar e quais os melhores locais para comer.

Para Salónica, de comboio, a partir de Atenas

Vista panorâmica de Tessalónica, captada ao pôr do sol a partir do castelo de Eptapyrgio.
Vista panorâmica de Tessalónica

Depois de descobrirmos Atenas, decidimos viajar para o norte da Grécia. O tempo em janeiro em Salónica devia ser um pouco pior do que em Atenas (mais frio e mais neve), mas o Nico decidiu que, mesmo com as condições meteorológicas abaixo do ideal, ainda há muito para captar em filme em Salónica.

Como ir de Atenas para Salónica? Recomendamos uma viagem de comboio. O nosso comboio de Atenas para Salónica partiu a uma hora conveniente da manhã (nada de pressas às 5 antes do nascer do sol). Podíamos comprar os bilhetes diretamente na estação ferroviária de Atenas (chamada Larrissa Railway Station), mesmo meia hora antes da chegada do comboio. A única coisa confusa foi o facto de os nomes dos destinos estarem escritos em alfabeto grego, o que causou algum stress porque não tínhamos a certeza absoluta de que estávamos na plataforma certa. No entanto, a nossa experiência diz-nos que a confusão nunca é um problema na Grécia, pois os gregos são muito simpáticos e compreendem bem os turistas. Bastava perguntar para que um homem nos colocasse no comboio certo com um sorriso no rosto.

A viagem de comboio durou cerca de 5 horas e foi uma das experiências mais marcantes para nós. Passámos por montanhas de cortar a respiração no centro e norte da Grécia, admirámos as vistas, por exemplo, do Olimpo – o local onde os deuses e deusas mitológicos gregos têm a sua sede. Vimos também muitas pequenas aldeias, verdes mesmo no inverno e, a certa altura, chegámos mesmo a percorrer a costa do Mar Mediterrâneo. O que poderia parecer muito tempo, com aquelas vistas, algumas sanduíches e o café grego do bar do comboio que bebemos juntamente com os habitantes locais, passou depressa. Naquela altura do ano, parecia que este comboio era utilizado apenas por gregos, pois não víamos muitos turistas.

Como se deslocar em Salónica

Uma fotografia nocturna da Torre Branca de Tessalónica e do Teatro Nacional do Norte da Grécia.
Torre Branca de Tessalónica e Teatro Nacional do Norte da Grécia

Um pouco cansados, mas encantados com as vistas, chegámos à estação ferroviária de Salónica. A nossa preguiça levou-nos a pedir um Uber, como já nos habituámos a fazer em Atenas. No entanto, não havia Uber em Salónica. Aparentemente, também fomos demasiado lentos para apanhar um táxi, pois o lugar para eles estava vazio. Como não havia nenhum autocarro para o centro de Salónica, decidimos ir a pé para o nosso apartamento, que ficava apenas a 20 minutos da estação. Para além das malas pesadas com o material fotográfico do Nico, o passeio foi muito agradável, especialmente através de pequenas ruas encantadoras. Foi uma experiência valiosa para o início da nossa estadia em Salónica, pois descobrimos que, basicamente, é possível chegar a todos os pontos cruciais desta cidade a pé.

Como começámos a caminhar no nosso primeiro dia aqui, mantivemo-nos sobretudo a pé, pois podíamos descobrir mais da cidade por este “meio de transporte”. Só apanhámos um táxi duas vezes: quando o Nico estava com pressa para fotografar o pôr do sol sobre Salónica a partir do Castelo Eptapyrgio e quando fomos para o aeroporto. Os táxis são fáceis de encontrar e bastante justos, o que significa que o preço é correto e os motoristas não fazem batota. Estavam em quase todas as praças, a que os gregos chamam “piazza”.

Supostamente, havia um bom sistema de autocarros em Salónica, para que se pudesse ir facilmente de A para B. Os bilhetes também tinham preços razoáveis – 1 euro por um bilhete de 70 minutos, se o comprar num quiosque, e 1,10 euros se o comprar numa máquina de venda automática numa estação de autocarros. No entanto, como ficámos praticamente no centro, acabámos por não testar os autocarros.

Onde ficar em Salónica

Fotografia diurna da Igreja de Panagia Chalkeon, situada em Salónica, Grécia.
Igreja de Panagia Chalkeon de Tessalónica

Ficámos num apartamento perto da Praça Aristóteles, que era suposto ser a parte mais animada de Salónica, através do Airbnb. Conseguimos encontrar um lugar mesmo em frente ao Yahudi Hammami – um banho da era otomana. Acabou por ser uma ideia muito inteligente ter um apartamento ali, não só por causa da proximidade de muitos pontos turísticos, mas também por causa do bairro vizinho de Ladadika, famoso pelos seus muitos restaurantes com comida deliciosa.

Em geral, nunca é uma má ideia ficar perto da Praça Aristóteles, pois pode facilmente chegar à costa do Mar Mediterrâneo em poucos minutos a pé. Está perto da maioria das atracções turísticas, lojas e restaurantes. Quanto a este último, talvez seja melhor deixar de lado as típicas estradas turísticas e dirigir-se ao bairro vizinho de Ladadika, onde se encontram os vários restaurantes, maioritariamente gregos, mas não só.

Lojas de meze e padaria em Salónica

Fotografia nocturna da Torre Branca de Salónica e dos rastos de luz ao longo da Rua Leof. Nikis.
Torre Branca

Estar na Grécia e não comer Meze é quase um pecado, por isso continuámos a comer apenas esses pequenos pratos locais. Como ouvimos do nosso anfitrião, nunca se pode estar errado ao escolher um lugar com comida grega em Salónica. No primeiro dia, fomos ao “To Full Tou Meze”, um sítio que fazia lembrar uma mercearia. Havia prateleiras com frascos ou produtos enlatados nas paredes e as mesas estavam cobertas por uma impressão que imitava jornais gregos de há décadas. Os empregados de mesa foram simpáticos e sinceros connosco – um deles até disse que o nosso pedido podia ser demasiado para dois comerem… A escolha de Meze de carne e vegetariana era vasta e, no final, tudo o que pedimos estava fresco e delicioso.

Visitámos vários locais nesta zona, pedindo sempre meze, e não havia mesmo nada que pudéssemos fazer mal, como disse o nosso anfitrião. Para além dos jantares, experimentámos uma variedade de comida de rua em Salónica, a melhor das quais é o bolo de espinafres – um prato obrigatório se estiver na Grécia. O que é notável em Salónica são as padarias que existem em quase todas as esquinas. Para além dos bolos salgados, que poderiam substituir um almoço num dia de calor, as pessoas são mestres da doçaria! Diz-se que a época otomana deixou uma marca no estilo de pastelaria dessas regiões e, vendo a quantidade de tipos de baklava que essas pequenas lojas vendem, acreditamos nisso. A nossa padaria preferida passou a ser a “Terkenlis”, situada perto da Praça Arystotelous, onde vendem deliciosos tsoureki (brioche de pão de ovo entrançado).

Em suma, Tessalónica causou-nos uma impressão muito positiva. Apesar de o clima ser mais frio do que no sul da Grécia, não há má altura para a visitar. Tudo neste lugar nos pareceu tão fácil: chegar, deslocarmo-nos, encontrar um bom sítio para ficar e um bom sítio para comer!

Picture of Daria Trinkhaus

Daria Trinkhaus

Daria Trinkhaus is a writer, who loves to discover the hidden stories behind each and every place she visits.
Ópera Estatal de Viena - Fotografia nocturna, Áustria.

Viena

Não há outro lugar onde as formas barrocas voluptuosas se entrelaçam com a lógica das